Sunday, January 22, 2017

Quem elegeu Trump...


...foi a negação da política. 

Uma negação que torna o povo vulnerável a discursos demagogos e populistas.

Foi a superficialidade e a intolerância. 

Foi o orgulho da ignorância.

Foi o provincianismo.

Foi a arrogância de quem se nega a pensar e exige que lhe deem respostas imediatas e simplistas para problemas complexos.

O que elege Trump é a mesma mediocridade intelectual que elegeu Hitler.

A mesma que pretende eleger Bolsonaro no Brasil, que vibra com chacina de bem, diz que bandido bom é bandido morto e acha que o machismo é divertido.

A que fez o Brexit vingar.

Ou a que transformou a Polônia numa semi-ditadura nacional-cristã e que mantém a sombra de Le Pen à espreita na França.

Quem elegeu Trump, portanto, foram os discursos de ódio, o conservadorismo, o nacionalismo. Foi o medo da mudança - só um analfabeto político pode achar que o discurso de Trump representa algum tipo de alternativa.

Negar o mainstream político, as figuras fisiológicas, não significa negar a política em favor de supostos novos heróis, de personificações. Negar o mainstream político é negar toda uma engrenagem social, política e econômica que só se reforça com Trumps e Bolsonaros.

Quem elegeu Trump foi uma direita que sempre se esforçou para ridicularizar o ativismo político alternativo e sempre difamou os movimentos sociais.

Foram os papagaios das redes sociais que criam o seu pensamento por meio de memes

Foi um sistema eleitoral viciado totalmente favorável à plutocracia, ao qual chamam cinicamente de democrático.

Quando as pessoas se negam a pensar e a dinamizar a concertação política para preguiçosamente se deixarem levar por individualidades demagogas fabricadas justamente para ecoar discursos rasteiros que caem muito bem a quem se satisfaz com a mediocridade da normalidade e do lugar-comum, surgem os Trumps.

No Brasil não surgiu apenas Bolsonaro. Surgiu o MBL, os Revoltados Online. Surgiu toda uma safra plantada pela negação da política.

 O primeiro passo para combater essa negação é a autocrítica, mas vivemos num período de polarização em que reconhecer erros é visto como sinal de fraqueza.

O segundo passo é a honestidade. No entanto, vivemos num momento de velocidade supersônica da (des)informação em que tudo vale para derrotar o inimigo.

O terceiro passo é a perseverança numa época em que todos parecem satisfeitos com clichês e discursos empacotados e qualquer coisa mais complexa que manchetes e rodapés é demasiado dispendioso para merecer atenção.

Por sua vez, a negação da política é o primeiro passo para o fascismo.


No comments:

Post a Comment