Tuesday, January 17, 2017

Atualizações literárias


Acabei 2016 decidido a tornar 2017 um ano literário. Desde Julho tenho estado concentrado na concepção de um punhado de obras que devem ser publicadas durante este ano se tudo correr como planeado. 

Escrever, escrever e escrever. Eis o grande prazer da minha vida trintona. Nada me satisfaz mais do que ver nascer do meu esforço textos linha após linha. E ter esses livros materializados é absolutamente pacificador com a sensação de se ter realizado algo verdadeiramente valioso e construtivo.

Pois então Janeiro chega apenas ao meio e duas obras minhas já foram finalizadas e publicadas. Desta vez, optei por testar os mecanismos online da Amazon. Pode ser que ainda procure editoras para fazer relançamentos, mas para já vou deixá-los disponíveis na Internet. 

O primeiro livro publicado foi a compilação Significância Em Escala Poética, que é uma atualização da minha primeira obra de poesia, Travessa das Almas, com novos poemas e textos introdutórios, reconfigurando toda a sua conceptualização. O segundo se chama Criminalidade no Brasil: Um Desafio Humanista e tenta ser um contributo ao debate polido e racional sobre um dos maiores problemas do país. Abaixo deixo uma descrição de ambos.


Significância Em Escala Poética

Páginas: 120 (10.442 palavras)
Primeira Edição: Janeiro de 2017
Disponível AQUI.

 Significância Em Escala Poética é uma compilação de poemas escritos ao longo dos últimos três anos sob a diversificada ambiência das quimeras noturnas e vivências multiculturais. Seu autor, um imigrante brasileiro na Europa, expõe suas experiências catárticas, libertinas e etílicas, bem como seus devaneios filosóficos, suas ideias políticas e seus sentimentos afetivos. A obra nos leva a uma viagem pelo submundo da boemia europeia, das confrarias estudantis, da promiscuidade, da decadência urbana, das amizades inspiradoras - ainda que fugazes -, dos amores, recantos, encontros e desencontros. Mostra-nos uma vida diluída e espalhada numa amálgama de percepções, desejos e acontecimentos pitorescos, e refletem, indubitavelmente, os anseios de uma geração perdida em suas próprias complicações, atordoada pelos seus vícios e complexidades. Quase chega a ser um manifesto político revolucionário em função do sufoco espiritual provocado pela inércia de um país em crise cujos jovens permanecem distraídos pelos produtos de entretenimento alienantes. Todavia, este livro é sobretudo um desabafo substancialmente intimista de um indivíduo solitário no meio de tantas pessoas e experiências, clamando por um sentido numa vida que parece rumar vertiginosamente à loucura enquanto os anos passam em altas translações. Ao lê-lo, o leitor terá uma noção do submundo de algumas localidades europeias e receberá relatos em primeira pessoas de uma realidade que talvez pouca gente conheça e que emana toda a convulsão de uma atualidade a que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman chamou modernidade líquida e a que o autor chama imediatismo mágico.


Criminalidade no Brasil: Um Desafio Humanista

Páginas: 70 (9.205 palavras)
Primeira Edição: Janeiro de 2017
Disponível para compra em breve.
Download gratuito em PDF.
O problema da criminalidade é um dos grandes desafios da sociedade brasileira e os tremendos fracassos sucessivos apontam para a necessidade de um novo paradigma que reoriente as políticas de segurança pública, os métodos punitivos e invariavelmente as questões de distribuição de renda. Perante um flagelo crônico arraigado à complexidade da realidade brasileira, é urgente que haja um amplo entendimento sobre as origens da criminalidade e sobre as formas de a combater dentro do Estado de Direito, preservando conquistas fundamentais estruturadas ao longo de décadas de desenvolvimento ético e moral. O desafio mostra-se ainda maior em função da existência de um ambiente tenso em que figuras com influência política conseguem incutir na mente dos cidadãos ideais demagogos que se difundem com o apelo à barbárie do justiceirismo popular violento. A cultura de vingança difundida com mensagens de ódio tem intoxicado o debate e impedido uma participação popular equilibrada e empenhada na mitigação de um problema que faz sangrar um país politicamente rachado. No meio de tanta cacofonia inconsequente e tanta confusão de interesses políticos e ideológicos, é necessário fazerem-se ouvir as vozes que propõem ideias alternativas à barbárie e que tentem encontrar um caminho para a resolução de uma situação que assume todos os contornos de crise humanitária. Esta obra tenta contribuir como um ponto de partida para a abordagem racional do problema, reforçando a necessidade de assegurar os direitos humanos.



Pretendo anunciar novas publicações durante os próximos meses. Mais dois títulos aguardam detalhes finais para que sejam publicados. São eles a Antologia Maldita do Jingoísmo Ludopédico, que é uma compilação de ensaios críticos sobre a indústria do futebol moderno, e Um Mar De Revolta: O Terremoto Político Brasileiro Sentido Do Outro Lado Do Atlântico, sobre os últimos três anos de discrepância política e ideológica no Brasil.



No comments:

Post a Comment