Thursday, April 14, 2016

Checa ou Chéquia?


Impressiona-me a quantidade de pessoas que ainda acham que a Checoslováquia existe. 

São, sobretudo, pessoas mais velhas, que viveram a Guerra Fria.

Já fui abordado por professor universitário de GEOGRAFIA me perguntando quando eu regressaria novamente à Checoslováquia.

Pior ainda: já conheci pessoas que creem na existência da Checoslováquia, da República Checa e da Eslováquia ao mesmo tempo, como três países diferentes!

Cheguei a encontrar, EM PRAGA (!!!!!), um português, um espanhol e um brasileiro que tinham certeza de que estavam visitando a Checoslováquia.

Para mim, a palavra Checoslováquia é o nome de país mais bonito do mundo. Tanto que a origem do meu enorme apego pela República Checa vem exatamente do seu nome quando ela estava unida à Eslováquia, embora esta, por sua vez, nunca me tenha despertado o mesmo fascínio.

A palavra Checoslováquia já não tem mais sentido, mas se a República Checa realmente adotar Chéquia, será outro nome para confundir ainda mais os menos atentos.

(No Brasil ainda colocamos o T antes do C, porque só assim conseguimos reproduzir foneticamente o "Č" dos originais Československo ou Česká Republika. Esse acento circunflexo invertido se chama haček (hatchek) e faz a letra C ser pronunciada "tch". Há várias outras letras que levam esse acento e, enfim, sobretudo a pronúncia da letra Ř é um pesadelo e um feito extraordinário, sendo praticamente necessário um curso inteiro só para aprendê-la)

Agora imaginem se a Eslováquia tivesse popularizado seu nome como República Eslovaca.

Haveria gente falando em cinco países: Checoslováquia, República Checa, República Eslovaca, Chéquia e Eslováquia. Todos independentes e pertencentes à União Europeia.

Bem, alguns diriam que são todos países comunistas. Sobretudo no Brasil, com essa galerinha que ainda acha que a União Soviética existe e manda as pessoas de esquerda irem morar lá.

Por outro lado, caso o nome Chéquia seja adotado, perderemos a oportunidade de fazer piadas sobre outros significados obscuros da palavra "checa".

Valerá a pena?

No comments:

Post a Comment